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08-09-2015
O que é TPMS (válvula eletrónica)?
Tyre Pressure Monitoring System é um sistema que assegura o controlo da pressão dos pneus e avisa ao condutor quando há uma variação da pressão de 20% (tanto pressão excessiva como pressão insuficiente).
Nota: Este sistema também controla a temperatura dos pneus. Mas esta informação é um parâmetro não programado hoje em dia pelos fabricantes de veículos, por isso o computador de bordo não o vai indicar, nem mesmo se o pneu estiver em chamas.
SISTEMAS QUE EXISTEM
DIRETO
Cada roda transporta um sensor (válvula eletrónica) que mede a pressão e temperatura do pneu. É um sistema muito preciso, que identifica o pneu com pressão deficiente e avisa o condutor do problema.
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INDIRETO
Deteta a diferença de rotação (através do sistema de ABS), comparando a velocidade de rotação de um pneu com outro. Indica a existência de um problema com a pressão dos pneus, sem identificar qual o pneu que tem uma pressão deficiente.
Está presente em cerca de 30% das viaturas, com tendência para decrescer ao longo dos próximos anos. A VW e a Audi são exemplos de fabricantes que ainda utilizam este sistema na maioria dos seus modelos.
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Qual é a legislação que regula este sistema?
Regulamento (EC) Nº. 661/2009 do Parlamento Europeu de 13 de Julho 2009. As condições da sua aplicação regem-se pela diretiva ECE-R64.
A partir de 1 de Novembro de 2014 todos os veículos M1* registrados na UE devem incorporar sistemas de controlo da pressão dos pneus (TPMS).
*Veículos de passageiros até 8 lugares, excluindo o condutor, com um peso máximo de até 3,5t (todos as viaturas de passageiros, 4x4 e vans comerciais)
Quais as razões da implementação desta medida?
Melhorar a segurança na condução
Cerca de 5% dos acidentes devem-se à pressão deficiente dos pneus.
Uma baixa pressão de 0,5 bar reduz a aderência dos pneus em aproximadamente 50% e aumenta a distância de travagem cerca de 15%.
Economia de combustível (impacto no ambiente):
Os pneus com pressão insuficiente provocam uma perda de energia, aumentando o consumo de combustível.
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Outras Considerações
Um veículo com TPMS defeituoso não passará na IPO (Inspeção Periódica Obrigatória) .
As válvulas eletrónicas, como o cinto de segurança ou o ABS, são considerados elementos de segurança do veículo, pelo que, se apresentarem deficiências de funcionamento, o veículo não obterá aprovação na IPO. No caso dos sistemas TPMS, o regulamento que regula o manual de atuação das inspeções técnicas a veículos não define data exata a partir da qual deve ser objeto de reprovação na IPO, mas é importante considerar que, previsivelmente, nos próximos anos, a indicação de um erro no sistema de controlo da pressão dos pneus impedirá que o resultado da IPO seja favorável, mesmo se todos os restantes itens verificados se encontrarem em perfeito estado.
Não é permitido desligar ou desativar o sistema TPMS em qualquer circunstância. Também não é legal utilizar pneus sem o sistema TPMS, isto é, tirar as válvulas eletrónicas e colocar válvulas comuns.
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A imagem que aparecerá no quadro de comando do veículo quando se produz uma variação da pressão dos pneus de pelo menos 20% (tanto por pressão insuficiente como por pressão excessiva) é a seguinte: |
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fonte: www.euromaster.pt/seguranca-rodoviaria/tpms