A bateria é um elemento presente em todos os veículos motorizados e assume uma relevância ímpar no universo automóvel. Importa, por isso, compreender o seu papel fundamental e o impacto que tem na condução. Também importa conhecer o seu comportamento e durabilidade, bem como alguns conselhos de manutenção.
O que é uma bateria auto?
É o componente encarregue de garantir a energia elétrica necessária para fazer trabalhar o motor e os vários acessórios elétricos e eletrónicos de um veículo. Acumula a energia que provém do alternador e faz a distribuição pelos diversos elementos que dela dependem para operar.
Com a adição gradual e contínua de novas tecnologias aos automóveis, é cada vez maior a fatia de componentes elétricos a consumir energia. Os sistemas de segurança de condução, navegação e controlo das viaturas estão entre as novidades constantes dos fabricantes, que, associando-se a faróis, vidros elétricos, rádio, limpa-para-brisas, aquecimento e ao próprio motor, fazem aumentar a dependência do carro em relação à bateria.
Que tipos de bateria existem?
De modo a acompanhar os avanços tecnológicos aplicados aos automóveis, também os tipos de bateria para carro vão diversificando e ganhando novas particularidades. Ainda assim, podem ser agrupados em três principais categorias:
Baterias de chumbo/ácido. As mais usadas nos veículos convencionais. Abrangem as húmidas – o ácido sulfúrico move-se livremente num sistema aberto – e as reguladas (VRLA) – seladas por válvulas de segurança.
Baterias com tecnologia AGM e EFB. Indicadas para os veículos com a tecnologia Start & Stop, que requerem mais energia, mesmo após vários ciclos de carga.
Baterias de níquel e iões de lítio. Apropriadas para veículos híbridos e elétricos.
Como escolher a bateria certa?
Consulte o manual do veículo, onde constam todos os detalhes necessários, ou, em alternativa, aconselhe-se junto da sua oficina de confiança. Mesmo assim, importa referir alguns aspetos a ter em atenção no processo de escolha da bateria:
- Grupo de tamanho. Escolha a que se adapta melhor às dimensões físicas do seu carro.
- Capacidade de reserva. Tem correspondência com o tempo que a bateria consegue fornecer energia sem passar abaixo da tensão mínima necessária para o veículo trabalhar, caso falhe o alternador. Quanto maior o número, melhor.
- Potência do arranque. Quanto mais amperes, maior é o pico de energia e, por isso, maior é a capacidade de arranque a frio.
- Características do carro. Motorização e tipologia/número de acessórios elétricos do veículo, de modo a definir o nível de robustez da bateria.
- Tipo de condução. Utilização que vai dar ao veículo: estrada/trajetos longos ou zonas urbanas/trajetos curtos.
Quando substituir?
A bateria de carros mais comuns tem uma vida útil a rondar os quatro anos, tempo esse, porém, que é apenas indicativo, pois a duração varia em função de vários fatores: condições de utilização; exposição ao clima; manutenção; entre outros.
Há sinais de aviso para baterias em mau estado, como a dificuldade em ligar o carro, falhas em algum sistema elétrico ou luzes de alerta acesas.
Contudo, nem todos significam o fim da bateria. Antes de o decretar, convém perceber se está apenas descarregada, o que evitará o seu fim prematuro. Lembre-se também de desligar sempre os acessórios elétricos quando o motor está parado, além da própria bateria, se sabe que o carro vai parar por muito tempo.
Porquê a manutenção nos centros Euromaster Vasil Pneus?
Os técnicos são altamente especializados na área e oferecem garantias de qualidade. Além disso, a recomendada revisão periódica anual à bateria não requer marcação prévia nos centros Euromaster Vasil Pneus, nem as intervenções implicam perda de memória de códigos.