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NOTÍCIAS
11-11-2019
Mudar o óleo: aspetos a ter em conta
O óleo é essencial para o bom funcionamento do motor porque realiza três funções-chave no processo de combustão: reduz a fricção entre as peças móveis, previne a corrosão e leva a cabo a refrigeração. Isto é, o lubrificante percorre os ductos do motor e mantém as suas peças à temperatura adequada para garantir um ótimo funcionamento.
 
Como tal, verificar o nível do óleo do motor é uma tarefa essencial para prolongar a vida útil do veículo. Deve verificar o nível do óleo a cada 3.000 quilómetros. Para isso, terá que introduzir a vareta de medição com o motor frio e ver se o nível está acima do mínimo necessário. Verificar com frequência o lubrificante é a melhor maneira de prever a altura de quando trocar o óleo ou o filtro.
 
Se vier a adicionar lubrificante, é crucial utilizar o mesmo tipo. Misturar dois tipos de óleo diferentes pode alterar as propriedades do lubrificante e reduzir a sua eficácia.
 
Mudar o óleo com regularidade é vital para manter o funcionamento do motor em ótimas condições. Também deve mudar o filtro quando mudar o óleo, para evitar que as partículas ali retidas sujem o novo lubrificante. Não deixe passar os prazos para a troca do óleo e do filtro estabelecidos pelo fabricante, já que poderá danificar seriamente o motor.
 
Que óleo escolher para o seu motor:
 
Na hora de escolher o óleo para o seu carro, a primeira coisa a fazer é consultar as recomendações do fabricante. No manual do seu veículo encontrará os valores SAE e API, os quais regem o tipo de lubrificante para o seu motor.
 
A norma SAE assinala a viscosidade do lubrificante com dois algarismos. O primeiro refere-se à viscosidade a frio, por exemplo, no momento do arranque, enquanto o segundo indica o comportamento do lubrificante à medida em que a temperatura do motor aumenta.
 
O índice API assinala a qualidade do óleo. Dado que o lubrificante é essencial para o bom funcionamento do motor, não é conveniente poupar na sua qualidade. Na verdade, um óleo que não seja suficientemente bom pode danificar o motor. Os especialistas recomendam utilizar lubrificantes com índices API SM ou SN.
Alem disso, os óleos de motor classificam-se em sintéticos, semissintéticos ou minerais. Na grande maioria dos veículos de fabrico recente, o ideal é utilizar óleos sintéticos, já que estes têm um tempo de vida útil maior e as suas propriedades são mais estáveis ao longo do tempo. Pode verificar aquele que lhe corresponde no manual do seu veículo.
 
Quando fazer a mudança do óleo:
 
A necessidade de fazer a manutenção do óleo do motor está intimamente relacionada com os seus hábitos ao volante. Se realizar longos trajetos em estrada, o óleo desgasta-se menos do que se fizer muitos trajetos curtos por dia. O lubrificante também se deteriora quando o veículo não é utilizado e passa muito tempo parado, por isso, é recomendado verificar periodicamente o seu estado.
De todos os modos, há duas variáveis principais que determinam quando mudar o óleo: a quilometragem e o tempo de utilização.
 
Geralmente, os óleos sintéticos duram 15.000 quilómetros, enquanto os semissintéticos funcionam corretamente até aos 10.000 quilómetros e os minerais até aos 5.000 quilómetros. Independentemente disto, é preciso verificar as recomendações do fabricante para saber qual é exatamente a utilização máxima tolerada pelo seu tipo de óleo.
 
Mesmo que não tenha percorrido a distância máxima estabelecida pelo fabricante, é fundamental mudar o óleo uma vez por ano. Pode consultar os planos de manutenção e revisão da Euromaster para poupar ao máximo na mudança de óleo do seu carro.
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