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03-05-2018
A montagem de pneus: 8 razões para deixar essa tarefa a cargo de profissionais
A montagem de pneus exige seriedade e é um processo que não deve ser realizado em casa. De modo a não comprometer a sua segurança, só os profissionais qualificados devem realizar esta operação uma vez que estão preparados para o rigor exigido.
Quando os pneus de um carro atingem o seu limite, a substituição é a única solução. Pode comprar os seus pneus novos, tendo em consideração as especificidades do seu automóvel, numa oficina especializada, como qualquer centro VASIL PNEUS.
Recorde que a desmontagem e montagem de pneus deve ser feita por profissionais. Só estes lhe garantem um serviço eficiente, que cumpra todos os imperativos legais e de segurança, respeitando as normas dos fabricantes dos pneus e dos automóveis. Ao tentar substituir os pneus sem ajuda de peritos poderá pôr em causa a sua segurança.
Adquirir pneus novos online exige dois preceitos fundamentais: 1- conhecer as características do pneu que necessita; 2- ter noção de que deve recorrer a profissionais para a montagem. Na Euromaster tudo é feito comodamente. Após a compra, o cliente escolhe a oficina que lhe convém e agenda a montagem dos pneus.
Operação para especialistas
Para além de todo um conjunto de procedimentos técnicos inerentes à execução da desmontagem e montagem de pneus (garantida por via da formação e da experiência), há diversos aspetos que os especialistas têm em atenção e que nunca devem ser esquecidos na hora de trocar de pneus. Apresentamos a seguir alguns desses pontos, respeitados por profissionais e indispensáveis durante todo o processo de instalação:
1. Conformidade. É preciso garantir, previamente, que os pneus e a roda metálica estão em boas condições e que as suas dimensões se adaptam ao veículo, ao abrigo das indicações do construtor e da legislação em vigor.
2. Compatibilidade. É necessário assegurar que os pneus se adequam à roda metálica, que são compatíveis com o seu uso e que respeitam as especificações do carro - como a estrutura e os índices de carga e de velocidade.
3. Adaptabilidade. Durante o processo de instalação é imperativo respeitar sempre a posição dos pneus, a orientação da montagem e o sentido da rotação.
4. Flexibilidade. Ter pneus iguais nas quatro rodas é o cenário ideal. No entanto, está legalmente prevista uma conjugação variável, mas sempre obedecendo à regra de que cada eixo deve apresentar pneus da mesma marca, modelo e medida. Quando se trata apenas de um par, este é instalado na traseira.
5. Obrigatoriedade. Durante a montagem de pneus é efetuada a troca de válvulas de borracha, tampas de válvulas e câmaras de ar - quando as têm. Em válvulas metálicas, o perito controlará a sua estanqueidade e promoverá a sua troca, ou a das juntas, se necessário.
6. Equilibragem. É mandatório proceder ao equilíbrio correto dos pneus que são montados no veículo. Esta operação, realizada através de máquinas, elimina as vibrações. Também é aconselhável proceder-se ao alinhamento da direção.
7. Pressão adequada. É determinante para obter bons desempenhos e uma maior durabilidade dos pneus. A pressão de enchimento ideal pode ser consultada no manual do utilizador do veículo ou na própria viatura (flanco da porta, depósito da gasolina).
8. Sem riscos. É mais seguro recorrer a oficinas especializadas e excluir os riscos inerentes a uma montagem ‘caseira’. Os profissionais saberão detetar e avaliar eventuais anomalias passíveis de comprometer a segurança dos passageiros.