
Através das marcações nas laterais exteriores, os pneus oferecem uma grande variedade de informação. Neste artigo, fique a conhecer as mais importantes
É redondo, preto e tem jantes acopladas; faz a ligação entre o veículo e a estrada; permite-nos ter a ousadia de nos deslocarmos por terra a velocidades superiores ao nosso andar; é um objeto de desgaste e, por isso, sujeito a manutenção e substituição. Todas estas informações sobre o pneu são conhecidas. O que nem todos sabem é que essa invenção, do século XIX, é isso e muito mais!
Ao longo dos tempos, os pneus evoluíram em sintonia com a investigação e a inovação tecnológica. A evolução transformou o seu aspeto e performance, atribuindo-lhe outras capacidades, como a de responder às nossas dúvidas na hora de escolher um pneu – toda a informação essencial está no seu flanco!
Neste artigo abordamos as especificações técnicas de pneus, especificações essas que estão à distância de uma simples observação. Será que todos conseguem perceber as anotações inscritas ao longo da lateral do pneu? É para facilitar essa compreensão que detalhamos algumas das principais características.
> Medidas e construção
Exemplo 205/55 R17 95V
a) Largura: 205. É a distância linear, em milímetros, entre as paredes externas da lateral do pneu. Quanto maior o número, mais largo será.
b) Série: 55. É a relação, expressa em percentagem, entre a altura da secção lateral e a largura do pneu. No exemplo, a altura do flanco é 55% da largura, ou seja, 112,75 mm. Quanto menor, mais aderência proporcionará.
c) Tipo de construção: R. Indica que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu, de uma pega à outra, como um todo. Embora já seja raro, alguns pneus podem ser de construção diagonal (D), com lonas sobrepostas e cruzadas.
d) Altura da jante: 17. É o diâmetro nominal do aro, medido em polegadas - 17 polegadas equivale a 43,18 centímetros.
e) Índice de carga: 95. Indica o peso máximo que o pneu suporta. Consulte a tabela de correspondências (nas oficinas ou online) para saber a que valor equivale o número. O 95, por exemplo, corresponde a 690 quilos. Multiplicado pelos quatro pneus, obtemos um total de 2760 quilos.
f) Índice de velocidade: V. Informa a velocidade máxima de certificação do pneu para suportar uma carga em total segurança. Uma tabela indica a que corresponde cada letra, de A a Y. O V representa 240km/h.
Já se sente capaz de decidir qual o melhor pneu para o seu carro? Se já conhece as especificações técnicas do seu pneu, visite a nossa loja on-line Euromaster e obtenha os pneus que precisa.
Outras marcações
Há outras gravações na borracha que transmitem informações interessantes para quem quer saber mais sobre pneus. Conheça algumas dessas marcações:
a) Marca comercial do fabricante;
b) Designação do modelo do pneu;
c) País de origem;
d) TL (tubeless): pneu sem câmara;
e) TT (tube-type): pneu com câmara;
f) M + S: pneu para lama e neve;
g) 3PMSF: pneu para condições de neve extrema;
h) Data de fabrico: é composta por três ou quatro algarismos. Na inscrição 3415, o 34 será a semana e 15 o ano;
i) Homologação ECE: círculo ou retângulo que combina a letra E com um número (código de país da provação da certificação). Aprova a circulação na Europa (equivalente ao DOT);
j) Indicadores de desagaste: tacos de borracha, de 1,6 mm, colocados na banda de rodagem para informar o limite máximo de desgaste;
k) Outside/Inside: indica o lado de montagem nos pneus assimétricos;
l) Seta de rotação: indica o lado em que o pneu deve rodar quando o desenho do piso é direcional;
m) XL: pneu reforçado.
Se preferir o apoio de um profissional, pode recorrer aos nossos centros de serviço, onde encontrará um atendimento personalizado para ajudá-lo a escolher o pneu que melhor se adapte às suas necessidades.