NOTÍCIAS

24-08-2017
Aprenda como ler as medidas dos pneus
Se é uma daquelas pessoas que depende totalmente de um técnico especializado para escolher novos pneus para o seu automóvel, fique a saber que não precisa de tirar um curso para conquistar alguma autonomia nesta matéria. Basta-lhe investir uns minutos na leitura explicativa dos dados inscritos na lateral do pneu, onde se concentra a informação de que necessita para fazer a sua opção com base em conhecimento adequado.
Entre o conteúdo diverso que pode encontrar no flanco, encontram-se as medidas dos pneus, característica que assume a maior importância na hora da troca. Aparecem condensadas numa curta combinação alfanumérica e a sua interpretação está ao alcance de qualquer automobilista. Neste artigo, simplificamos a informação para poder comparar opções na própria oficina ou através de uma simples busca na Internet.
São seis tópicos sobre pneus e medidas que aqui destacamos. Partimos de um exemplo para que o processo se torne simples e claro para todos: 185/55 R15 82H.
Largura do pneu: 185.
O primeiro elemento refere-se à largura nominal do pneu, nomeadamente à distância entre os dois bordos das paredes externas laterais. Está expressa em milímetros. Numa linguagem simples, pode dizer-se que quanto maior o número, mais largo será o pneu.
Série do pneu: 55.
Este número traduz, em percentagem, a relação entre a altura da secção lateral e a largura do pneu. Aplicando esse sistema de proporção ao exemplo, constata-se que a altura equivale a 55% da largura, o que resulta em 101,75 milímetros. Quanto menor for a altura do flanco, maior será a aderência nas curvas, proporcionando uma melhor resposta da direção e um controlo mais absoluto do veículo.
Estrutura interna do pneu: R.
A primeira letra que surge na combinação tem a ver com a construção interna do pneu e significa, neste caso, que é radial. Quer isto dizer que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega à outra como um único corpo, contrapondo os de construção diagonal, cujas lonas são sobrepostas e cruzadas. Estes últimos quase já desapareceram de circulação, pois aquecem mais e não permitem um controlo do carro tão eficaz quanto os radiais. Por esse motivo, também a letra está em vias de extinção.
Diâmetro da roda: 15.
Representado em polegadas, este número dá a indicação do diâmetro da roda para o qual o pneu foi desenhado. No exemplo, é de 15 polegadas, o equivalente a 381 milímetros. Caso pretenda aumentar o tamanho da roda, deverá adquirir um conjunto de pneus adequado à medida da jante que adotou.
Índice de carga: 82.
Dá conta da capacidade máxima de carga que o pneu foi desenhado para suportar. Mas, atenção: o número presente no pneu não significa o peso que tolera, mas é, antes, um índice que vai encontrar correspondência numa tabela. Pergunte por ela nas lojas e oficinas especializadas ou faça uma pesquisa online. No exemplo, o 82 corresponde a 475 quilos, valor que, multiplicado por quatro, perfaz um total 1900 quilos de capacidade de carga.
Índice de velocidade: H.
A última letra designa a velocidade máxima suportada pelo pneu em segurança, por períodos longos, quando se encontra com a pressão certa e com carga. Existe uma tabela que converte as letras (de A a Y, com ZR pelo meio) em números. O H, por exemplo, corresponde a 210 km/h de velocidade máxima por tempo prolongado.
Agora que já sabe como ler a medida do pneu, tenha-a em conta durante o processo de escolha de um novo conjunto para o seu carro. Experimente comprar na loja online da Euromaster ou, se preferir, visite uma das nossas oficinas e peça ajuda a profissionais.
fonte: euromaster.pt
fonte: euromaster.pt