
Há vários fatores que diferenciam os pneus disponíveis no mercado, entre os quais as suas dimensões e características, o grau de adaptação a climas específicos e os tipos de uso que suportam. Neste artigo, vamos debruçar-nos sobre os pneus de turismo e os 4x4.
Há pontos em comum entre as duas variantes, como o facto de ambos contemplarem versões para verão e inverno – e até multi-estações –, mas existem também muitas diferenças. A maior reside no facto de os pneus 4x4 terem tracção nas quatro rodas e, por isso, serem mais apropriados para terrenos difíceis e exigentes, embora existam versões adequadas a condições de condução mais comuns.
Olhemos os dois segmentos separadamente.
Pneus de turismo
Os pneus de turismo podem ser agrupados em três grandes categorias, em função do tipo de utilização a que se destinam:
- Utilização na cidade. Para veículos mais compactos e um ambiente mais urbano, são pneus que permitem distâncias de travagem mais curtas em piso molhado. Para fazer face às exigências naturais do meio citadino (diversas paragens e arranques e contacto mais comum com bermas e passeios), são mais duráveis e apresentam uma baixa resistência ao rolamento para diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases.
- Utilização em autoestrada. Associados a veículos ligeiros de passageiros (sedan ou monovolumes e familiares), são pneus desenvolvidos para um bom desempenho a velocidades maiores. Falamos numa distância de travagem mínima em estrada molhada; no conforto que permitem devido à absorção de vibrações e ao baixo ruído de rolamento; e na aderência ao solo, garantindo maior estabilidade ao automóvel.
- Utilização desportiva. Reservados para carros desportivos e de alto desempenho, são pneus que oferecem condições estáveis e uma resposta rápida às solicitações próprias de velocidades maiores. Desde logo, prevêem uma extraordinária aderência, seja em reta ou em curva, seja em piso seco ou molhado. A maior rigidez da banda de rodagem dos pneus garante também uma maior precisão de condução.
Pneus 4x4
Também os pneus 4x4 podem ser distribuídos por três grandes grupos, se olharmos para o seu uso. Vejamos:
- Pneus de estrada. Destinam-se aos SUV, principalmente, e têm em conta o peso elevado do veículo e a potência do seu motor. Produzidos para rolar, sobretudo, em asfalto, apresentam uma carcaça mais suave para um maior conforto. Reativos e precisos em curvas e linhas retas, oferecem um bom controlo a altas velocidades, bem como excelentes resultados em travagens no piso molhado.
- Pneus mistos. São pneus polivalentes e versáteis. Desenvolvidos para circularem em estrada ou no campo, asseguram bons desempenhos em ambos os domínios. Apresentam estrutura e flancos reforçados, um aspeto mais robusto e um desenho mais agressivo. Estão preparados para uma jornada mais exigente no campo, com uma motricidade adequada para circulação em terrenos difíceis.
- Pneus todo o terreno. São pneus produzidos para atuar em condições extremas, como terrenos íngremes e rochosos, encostas, caminhos lamacentos ou repletos de obstáculos. Com estrutura e paredes muito reforçadas e uma carcaça rígida para suportar o peso e evitar furos e danos, os pneus 4x4 são ‘reis’ fora da estrada. Próprios para grandes aventuras em plena natureza.
Consulte a VASIL PNEUS
A escolha de pneus é algo mais complexo do que a opção entre turismo e 4x4 ou simplesmente o tipo de utilização. Para uma escolha mais adequada e segura, pode recorrer a um centro Euromaster onde encontrará a ajuda de profissionais qualificados; assim como, uma diversificada gama de pneus de turismo e pneus 4x4 mais baratos de marcas de confiança.
fonte: www.euromaster.pt