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NOTÍCIAS
30-11-2018
Aprenda a sangrar o circuito de refrigeração
Nunca é demais compreender um pouco sobre o funcionamento dos elementos que, em conjunto, garantem as condições indispensáveis à circulação do carro. Até porque a monitorização é quase sempre necessária e, muitas vezes, pode ser feita pelo próprio condutor.
O circuito de refrigeração é um desses elementos. É um sistema fechado e que envolve todas as áreas do motor sob pressão térmica (radiador, bomba de água, líquido de refrigeração, termóstato). A sua missão é manter o motor a uma temperatura ótima (cerca de 90ºC) e constante em atividade, evitando os perigosos sobreaquecimentos.
 
 
Importância
 
O líquido de refrigeração é a ‘estrela’ do circuito. Trata-se de um composto químico colocado no sistema para extrair o calor das peças resultante da combustão da gasolina ou gasóleo, ao percorrer os canais que o levam ao motor e aos cilindros em ciclo fechado. Depois de absorver o calor, regressa ao radiador, onde é novamente arrefecido antes de iniciar outra viagem.
 
Composto por água e vários aditivos, assume ainda maior importância com a chegada do tempo frio, ao impedir, também, o congelamento destes. Em virtude das suas propriedades antioxidantes e anticorrosivas, ainda limpa e protege as peças do circuito de refrigeração da oxidação.
 
 
Tempo útil
 
O líquido de refrigeração não é eterno. Com o passar do tempo, começa a perder as propriedades que tinha para regular a temperatura interna, deixando o motor e os seus componentes menos protegidos contra sobreaquecimentos ou congelamentos.
 
É neste ponto da manutenção que se torna importante o acompanhamento por parte do automobilista. Pelo menos uma vez por ano (ou 20 mil quilómetros), deverá ser feita uma verificação do nível do líquido, com o motor frio, idealmente entre os níveis mínimo e máximo marcados no depósito. Caso se aperceba de alguma fuga, dirija-se à oficina Euromaster mais próxima, onde os especialistas analisarão o sistema e informarão se é necessária alguma reparação.
 
Siga as indicações do fabricante para saber quando substituir o fluido no seu automóvel. A maioria recomenda a troca ao fim de 40 mil quilómetros de utilização ou de dois anos, a não ser que apresente antes indicadores de não estar em perfeitas condições.
 
 
Substituição
 
Se não sabe como mudar o líquido de refrigeração, tenha consciência de que há vários métodos. Fique a conhecer algumas dicas básicas:
 
1- Preparação. Antes de começar, estacione o carro numa área plana e deixe o motor arrefecer; coloque um recipiente debaixo da válvula de drenagem do radiador; siga as instruções do fabricante do seu carro para comprar e ter já à mão o líquido de substituição;
 
2- Escoamento. Abra a válvula ou o mecanismo de drenagem do radiador e deixe o fluido cair no recipiente.
 
3- Limpeza. Feche a válvula e abra a tampa de pressão do radiador. Encha-o com água e volte a tapar. Ligue o motor por cerca de 10 minutos e mova o botão do ventilador para o máximo. Este procedimento vai libertar o circuito de vestígios do líquido antigo. Deixe o carro arrefecer e esvazie o radiador como no passo anterior.
 
4- Novo líquido. Abra a tampa do radiador ou do depósito contíguo e introduza o novo líquido de refrigeração até ao limite máximo. Feche a tampa e volte a ligar o carro por mais 10 minutos e o ventilador no máximo. Se a temperatura estiver normal e não constatar fugas, a mudança fica concluída.
 
As dicas anteriores não dispensam a consulta de profissionais. Visite uma oficina da Euromaster e confie a manutenção do seu carro aos nossos técnicos. Além de substituírem o líquido de refrigeração - pode optar por usar anticongelante orgânico ou inorgânico -, também poderão indicar como sangrar o circuito de refrigeração para libertar o ar que se acumula no interior do sistema (se estiver a trocar o líquido, abra o respiro).
 
 
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