NOTÍCIAS

02-03-2017
Como fazer a troca de escovas limpa pára brisas
Existem poucos serviços de manutenção auto tão simples de realizar quanto a troca de escovas limpa pára brisas. O melhor de tudo, qualquer condutor, mesmo o menos experiente, tem como perceber rapidamente quando é necessário fazê-lo. Mas nunca é demais alertar para o perigo da visibilidade reduzida e abaixo dos padrões e normas de segurança, só por causa de escovas limpa para brisas desgastadas e ineficientes. Não pode ser!
Sabia que, com os vidros sujos, a sua visibilidade pode baixar até aos 20%, que é um valor realmente baixo? E sabia que as escovas duram em média entre 18 e 24 meses? Não? Então continue a ler para detetar quando fazer a troca de escovas auto. Vamos a isso?
1. Confirmar o estado das escovas
Primeiro comece por confirmar o estado das escovas e do braço do limpa-para-brisas. Não é boa política comprar umas escovas para brisas novas em folha, só para concluir que o que afinal precisava de ser trocado era o braço. Por isso, é importante que realize um diagnóstico correto e, se tiver dúvidas, ou não souber o que comprar, procure a nossa ajuda especializada em qualquer oficina Euromaster.
2. Diagnóstico de sintomas
Sonoros – O limpa-para-brisas emite ruídos anormais quando varre o vidro.
Táteis – Ao passar os dedos pela escova, o toque é áspero e rugoso.
Visuais – Observam-se fissuras e/ou rasgos na escova. O para-brisas fica manchado com pequenas linhas ou é limpo de forma desigual.
Funcionamento – A escova não desliza de forma suave sobre o vidro ou adere demasiado a ele, ficando presa e dando pequenos saltos.
Atenção: por vezes, os ruídos ouvidos e a limpeza pouco uniforme que vê no vidro podem significar que apenas está a precisar de repor o nível de líquido do limpa-para-brisas.
3. Serviço rápido e simples
Para nós, a troca em si é um serviço de mecânica muito fácil e rápido. Basta um conjunto de escovas auto novas, próprias para o seu veículo, ou deixar a escolha à nossa confiança. Se optar por comprar você mesmo, há uma vasta oferta no mercado. Pode optar por fazê-lo online ou em qualquer loja física. A título de curiosidade, e embora varie de modelo para modelo, ao trocar-se a escova pode ter de se trocar também parte do braço, normalmente a metade superior. Em alguns casos poderá ser preciso algum tipo de adaptador, contudo, se esse for o caso, virá incluído com o jogo de escovas em questão. Mas pode ficar descansado, nós tratamos de tudo!
4. Preços
Os preços das escovas limpa vidros variam de acordo com os modelos e marcas, mas são sempre bastante acessíveis. Na maioria dos casos, podem comprar-se por meia dúzia de euros e, consoante o seu desgaste, devem ser trocadas com mais ou menos frequência. Lembre-se que, quanto maior a exposição a elementos naturais como gelo, calor intenso, terra, entre outros, mais depressa terá de trocá-las.
5. Troca de escovas e reposição do líquido
Com o necessário em mãos damos início à troca de cada escova limpa para brisas. Se também apurarmos a necessidade da reposição do líquido do limpa-para-brisas, e se tiver alguma pressa, o melhor é voltar mais tarde com algum tempo. Embora a reposição do líquido do limpa-para-brisas também seja muito fácil de levar a cabo, recomendamos que se faça com o motor do veículo a frio.
6. Prova final
Após a substituição e antes de lhe entregarmos o seu carro, fazemos a prova final. Para tal, é normal ligarmos o limpa-para-brisas (com água) para testar o seu funcionamento, incluindo todas as velocidades de limpeza, a fim de confirmarmos que está tudo bem. Quando não são montadas como deve ser, há um risco real de se soltarem quando estiver a conduzir – e na Euromaster queremos acima de tudo a sua segurança. Lembre-se, também você pode repetir este teste as vezes que quiser, mais que não seja, por descarga de consciência.
Boa viagem!
fonte: www.euromaster.pt
fonte: www.euromaster.pt